top of page

A Utilização Correta do Feliway

Felinos costumam se estressar com muita facilidade, porém é muito comum os sintomas de estresse passarem desapercebidos pelos tutores, é necessário ler o ambiente e saber decifrar os sinais de que seu gatinho está infeliz, pois é instinto deles esconderem o que sentem. Situações como: urinar fora da caixa, brigas em ambientes multicat, gatos que começam a se esconder, arranhar lugares inusitados, perda de apetite, lambedura excessiva, entre outros, podem indicar que seu gato está sofrendo de ansiedade/estresse.


Vocês já devem ter notado que os gatos costumam se esfregar por toda casa não é mesmo? E você sabe por que isso acontece? Na verdade, os gatinhos costumam se comunicar através de feromônios naturais com todo o mundo ao seu redor, e através desse ato demonstra alegria, como por exemplo quando uma mãezinha de gato libera ferormônio para demonstrar afeto e segurança aos seus filhotes. Isso é uma memória que eles têm desde pequenos, e se esfregam durante toda a vida em objetos para que o ambiente em que eles se encontram seja um lugar seguro e confortável.


O Feliway usa desse princípio para mimetizar esse ferormônio natural, mas agora de uma forma sintética, para que animais que se encontram em momentos e/ou ambientes conflitantes possam se sentir mais confortáveis e minimizar o estresse tão temido pelos donos e veterinários em todo o mundo. Seja de uma mudança de ambiente, introdução de um novo animalzinho, chegada de um bebê na família, ou até mesmo quando mudamos uma mobília de lugar.


Feliway existe em 4 apresentações destintas e devem ser utilizados de forma individual. Mas como saber qual melhor para a minha casa ou clínica?

Se você estiver passando por uma situação de mudança de casa, mudança da decoração do ambiente em que o animal vive, ou você por algum motivo precisou levar seu bichano em uma viagem, saiba que todos esses tipos de situações te levam a escolher o Feliway Classic, que emite mensagem de bem-estar, alegria, e segurança vinculado ao ambiente. E o que poderia estar induzindo uma situação de ansiedade e estresse será minimizado, o importante é saber prever a situação e iniciar o quanto antes para que o impacto da mudança seja menor possível. É de extrema importância prever a situação de estresse antes mesmo que ela aconteça para que possamos nos precipitar e evitar que ela venha a acontecer. Saiba que Feliway não é usado apenas para “consertar” uma situação indesejada, ele pode sim evitar que ela aconteça.


Agora, se você possui um ambiente multicat (com mais de um gatinho em casa), e eles não estão se dando bem, há brigas, perseguições, olhares fixos, ou você pretende adicionar mais um animalzinho seja cão ou gato e quer evitar uma situação de conflito e estresse para o seu gatinho. O Feliway para você nesse caso é o Feliway Friends, ele libera continuamente uma mensagem apaziguadora no ambiente, reduzindo conflitos, momentos de tensão e estresse entre os gatinhos e mantem o ambiente em harmonia (nesse caso o Feliway irá resolver apenas o problema do seu gatinho, caso seja uma introdução entre cão e gato você também irá precisar do Adaptil, que possui os mesmos efeitos, porém é feito especialmente para os cães).


Esses 2 tipos de Feliway existem na forma de difusor e é fácil de utilizar, é só rosquear e plugar na tomada. Deve ficar ligado continuamente e tem a duração de 30 dias por frasco de 48ml. Área de cobertura 50-70m².

Atenção: Evite ligar o difusor sob prateleiras, atrás de portas, atrás de cortinas ou atrás de móveis, pois não terá o efeito desejado. Depois de comprado o kit completo, nos próximos meses você só vai precisar de um novo refil.


Outra forma de apresentação do Feliway é a forma de Spray, porém nessa apresentação existe somente no Feliway Classic. A vantagem do Feliway Classic Spray é a sua utilização no transporte do gatinho, em viagens e visitas ao veterinário. Também pode ser utilizado nas áreas marcadas pelo animal com urina e arranhão, como sofás, portas, após uma bela limpeza do local, aplicar o Feliway Spray para assim conseguir evitar remarcações. Durante as viagens de carro é recomendado que seja pulverizado a cada 4-5 horas, é importante que a cada pulverizada você espere 15min antes de colocar o animal no local aplicado. Em casa é recomendada a pulverização com o Spray diariamente no local desejado para minimizar a possibilidade de remarcação.

Nunca pulverize Feliway Classic Spray no arranhador do seu animal, pois isso evita com que ele utilize!


Nunca pulverize diretamente no gato!


Por fim, um pouco mais difícil de encontrar, mas ainda assim muito eficaz principalmente para recém- adotados temos o Feliway Feliscratch, sua apresentação é em forma de pipeta e deverá ser aplicada no local onde você deseja ensinar que seu animal arranhe (arranhadores), ele envia uma mensagem tanto visual (linhas azuis) quanto invisível (mensagem de território) que o incentiva a arranhar o local desejado, evitando assim que o animal fique tentado a arranhar locais inapropriados. É necessário aplicar 2 ou 3 linhas no arranhador do seu gatinho inicialmente 1 pipeta por dia durante 1 semana, na semana seguinte não haverá aplicação da pipeta, no primeiro dia da 3° semana você aplica uma nova pipeta (apenas uma vez nessa semana), e na 4° semana também irá aplicar apenas no primeiro dia.



Atenção, aguarde 5 min depois de aplicar a pipeta antes de colocar novamente a disposição do seu gato. Se você tiver mais de um gato é recomendado um arranhador para cada gato para não haver competição, já que o produto irá atrair o bichano. É uma ótima opção para associar com o Feliway Classic Spray pois um você vai aplicar onde o quer que o animal arranhe, e outro onde você não quer que ele arranhe.


Para saber mais acesse: https://www.feliway.com/br

60 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page