top of page

Catnip

Atualizado: 8 de jun. de 2021

Catnip ou erva-dos-gatos é uma planta da família da menta e da hortelã. Seu óleo, liberado quando ela é amassada ou mordida, é que atua em áreas do cérebro responsáveis pelo comportamento e pelas emoções.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Apesar da comparação comum com a maconha, é bem diferente. Sua família é a da menta e contém o óleo nepetalactona, liberado quando folhas e caules são mordidos ou amassados — por isso os bichanos esfregam o focinho e o corpo. A espécie não vicia, é fácil de ser plantada em casa e também é vendido em lojas de artigos para animais.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O óleo se liga aos receptores nasais do gato e estimula uma resposta que afeta várias áreas do cérebro, incluindo o hipotálamo e a amígdala, duas regiões que são fundamentais na regulação das respostas emocionais e comportamentais”. Assim, eles perdem aquela postura normalmente elegante e controlada e ficam “livres para serem bobos, excepcionalmente brincalhões e absolutamente doidões”.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Onde a catnip pode ser usada?

A catnip pode ser borrifada em diversos brinquedos para atrair os gatinhos, como; bichinhos de pelúcia ou tecido, bolinhas e arranhadores. É muito útil no processo de adaptação do felino com a casa, e com os móveis que ele pode ou não arranhar.

Pode ser usada também para acalmar o gato em dias estressantes como; dia de banho, visitas ao veterinário, ou faxina, onde aspiradores são usados e alguns gatos se assustam com o barulho.

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page