A linguagem corporal dos gatos é muito mais complexa do que muita gente imagina, nós não devemos olhar para apenas uma postura ou um sinal corporal, e sim para a combinação de todos eles. Nós só poderemos de fato entender o que um gato deseja transmitir para a gente, conhecendo um pouco melhor a linguagem corporal deles. Algumas delas são:
Uma pelagem repentinamente eriçada, incluindo a cauda, significa medo e agressividade.
Os gatos sinalizam seus sentimentos através da cauda de diversas maneiras diferentes. Quando eriçada e esticada para cima, é um sinal de medo e agressividade. Já quando estiver com a cauda levantada e enrolada na ponta, significa que seu gato está feliz, e quando baixa um símbolo de preocupação. Veterinários afirmam que quando o gato sacode ou bate sua cauda de maneira nervosa no chão, significa que ele está com dor ou estressado.
Gatos domesticados usam bastante as vocalizações como meio de expressar suas emoções. Seus miados, ronronados, grunhidos entre outros, cada um possui um significado. O que pouca gente sabe, é que nem sempre o ato de ronronar, quer dizer felicidade, ás vezes pode significar dor ou medo.
A dilatação (aumento) da pupila sinaliza que seu gato está com medo, interesse ou qualquer emoção forte, como por exemplo: alegria, agitação, medo ou agressão. Eles se comunicam também através das pálpebras, abertas ou fechadas.
Quando o gato olha diretamente nos seus olhos, ele confia em você. Um piscar de olhos lento indica que o seu gato está tranquilo, se sentindo seguro e confortável
Gatos também se expressam bastante com o movimento das orelhas, quando lateralizadas e para trás, maior significa a angústia do gato.
Se o seu gato se esfrega em você, significa que ele está marcando território e posse. O ato de cutucar o humano com o nariz molhado é uma expressão de afeto, e quando o gato esfrega a cabeça, lateral do corpo ou rabo em você, é uma forma de dizer olá.
Deitar-se de barriga para cima não significa que o gato quer que lhe acaricie a barriga, algo que não gosta e, está apenas dizendo que confia em você e desfrutará de uma caricia na cabeça.
Eles também se comunicam pelo cheiro e marcando seu território. Os gatos usam marcação nas fezes, urina, fricção da cabeça e arranhões para deixar mensagens perfumadas para outros gatos lerem. São egoístas com seus territórios, e os aromas que deixam para trás são projetados para enviar a mensagem de que “esse território é meu”.
Outros exemplos:
É essencial o estudo e o reconhecimento da linguagem corporal dos gatos, pois apenas assim seremos capazes de interpretar corretamente o que esses animais nos sinalizam. Assim, podemos adaptar nossas abordagens e manejo para aquilo que eles necessitam!
Comments