top of page

Linguagem corporal dos gatos



A linguagem corporal dos gatos é muito mais complexa do que muita gente imagina, nós não devemos olhar para apenas uma postura ou um sinal corporal, e sim para a combinação de todos eles. Nós só poderemos de fato entender o que um gato deseja transmitir para a gente, conhecendo um pouco melhor a linguagem corporal deles. Algumas delas são:


  • Uma pelagem repentinamente eriçada, incluindo a cauda, significa medo e agressividade.



























  • Os gatos sinalizam seus sentimentos através da cauda de diversas maneiras diferentes. Quando eriçada e esticada para cima, é um sinal de medo e agressividade. Já quando estiver com a cauda levantada e enrolada na ponta, significa que seu gato está feliz, e quando baixa um símbolo de preocupação. Veterinários afirmam que quando o gato sacode ou bate sua cauda de maneira nervosa no chão, significa que ele está com dor ou estressado.


  • Gatos domesticados usam bastante as vocalizações como meio de expressar suas emoções. Seus miados, ronronados, grunhidos entre outros, cada um possui um significado. O que pouca gente sabe, é que nem sempre o ato de ronronar, quer dizer felicidade, ás vezes pode significar dor ou medo.


  • A dilatação (aumento) da pupila sinaliza que seu gato está com medo, interesse ou qualquer emoção forte, como por exemplo: alegria, agitação, medo ou agressão. Eles se comunicam também através das pálpebras, abertas ou fechadas.



Quando o gato olha diretamente nos seus olhos, ele confia em você. Um piscar de olhos lento indica que o seu gato está tranquilo, se sentindo seguro e confortável




  • Gatos também se expressam bastante com o movimento das orelhas, quando lateralizadas e para trás, maior significa a angústia do gato.



  • Se o seu gato se esfrega em você, significa que ele está marcando território e posse. O ato de cutucar o humano com o nariz molhado é uma expressão de afeto, e quando o gato esfrega a cabeça, lateral do corpo ou rabo em você, é uma forma de dizer olá.





















  • Deitar-se de barriga para cima não significa que o gato quer que lhe acaricie a barriga, algo que não gosta e, está apenas dizendo que confia em você e desfrutará de uma caricia na cabeça.



  • Eles também se comunicam pelo cheiro e marcando seu território. Os gatos usam marcação nas fezes, urina, fricção da cabeça e arranhões para deixar mensagens perfumadas para outros gatos lerem. São egoístas com seus territórios, e os aromas que deixam para trás são projetados para enviar a mensagem de que “esse território é meu”.













Outros exemplos:



É essencial o estudo e o reconhecimento da linguagem corporal dos gatos, pois apenas assim seremos capazes de interpretar corretamente o que esses animais nos sinalizam. Assim, podemos adaptar nossas abordagens e manejo para aquilo que eles necessitam!


235 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page