top of page

Os 5 pilares para o bem-estar felino

Atualizado: 31 de mar. de 2021

Com a mudança no estilo de vida das pessoas com o passar dos anos, os gatos são animais cada vez mais comum nos lares por todo o mundo. Apesar dessa popularidade, ainda é possível notar falta de conhecimento sobre a espécie e uma necessidade de adaptação do ambiente para esses animais. Devido esse cenário, o bem-estar felino e o manejo Cat Friendly estão sendo muito empregados para proporcionar uma melhor qualidade de vida.

O estudo e o conhecimento sobre o comportamento e origem da espécie felina é de suma importância para que veterinários e tutores saibam como proporcionar um ambiente mais aconchegante e seguro.

Os felinos são predadores, diante disso, o olfato é um sentido muito importante. A informação olfativa é a principal forma de percepção do meio. Odores fortes, como urina, fezes, perfumes, cheiro de animais estranhos para aquele animal, entre outras coisas podem ser fatores que desencadeiam um grande incomodo. Além da limpeza do ambiente, uma alternativa de proporcionar um ambiente olfativo agradável é a utilização dos feromônios sintéticos, que acalmam e transmitem segurança.

Apesar de caçadores, os gatos podem ser caçados também. A disponibilização de locais seguros tem como função, diminuir o estresse, ter um ambiente seguro para descanso e ter um local para se esconder em caso de eventuais ameaças faz com que esse animal tenha uma diminuição significativa do estresse e da insegurança.

Outro ponto importante é a disponibilização de recursos ambientais e estímulo de comportamento predatório. Recursos ambientais são, locais apropriados para alimentação, eliminação e exploração ambiental. Esses locais tão importantes para a rotina do gato, devem ser separados uns dos outros, de fácil acesso, calmos e limpos. O estímulo do comportamento predatório e brincadeira, permite que o animal explore seus comportamentos naturais, fornecendo estímulos físicos e cognitivos, podem ser usados brinquedos interativos, comedouros “quebra-cabeças” e arranhadores.

Deve-se também proporcionar aos gatos interação social com humanos. Apesar de solitários na natureza, já é bem esclarecido que a interação com manipulação suave e brincadeiras estabelece um vínculo importante com o tutor, minimiza o estresse e o medo de humanos. Mas essa interação deve ser consciente e respeitar o espaço do animal.

Vale ressaltar, antes de adquirir um gato, é importante pesquisar sobre seu comportamento e necessidades, para que seja possível adaptar o ambiente da melhor forma, assim será possível proporcionar uma boa qualidade de vida e dar muito amor a ele.


REFERÊNCIA

VALENTE, Joana. Os 5 pialres do bem estar felino!. Animal Talks, 2018. Disponível em: https://animaltalks.pt/2018/09/os-5-pilares-do-bem-estar-felino/


5 pilares do bem estar felino, Matilha Brasil, 2020. Disponível em: https://www.matilhabrasil.com/5-pilares-do-bem-estar-felino/

320 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page